quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Guapimirim - "A Terra do Dedo de Deus”.



Era o dia 5 de fevereiro de 2011, um típico sábado quente do verão fluminense, após várias tentativas finalmente me foi possível conhecer o belíssimo Município de Guapimirim, na Baixada Fluminense - “A Terra do Dedo de Deus”. O município é muito agradável com apenas pouco mais de duas décadas de emancipação política e administrativa. Esse passeio só foi possível graças aos conselhos de Amiga Marilene Vargas, professora e moradora da cidade.





Eu passei a noite no Pantanal, Município de Duque de Caxias, por achar que ficaria mais fácil encontrar a turma, porém não estava com muito sorte. Ainda no bairro do Corte 8 peguei um trânsito terrível devido a um acidente próximo a antiga fábrica textil união, mesmo descendo do coletivo e caminhando não deu tempo para pegar o trem na estação de D.Caxias, que nos possibilitaria baldiar para o trem do ramal Guapimirim em Saracuruna.




Ao chegarmos em Saracuruna, o trem com destino Guapimirim havia partido, e como o próximo só... rs... Nossa única opção foi caminhar até a rodovia Rio-Magé, onde foi possível embarcar em um ônibus lotado da Viação Reginas rumo ao nosso destino ou paraíso. Após os limites territoriais de Duque de Caxias e Magé (Rio ou canal Imbariê), há uma praça de pedágio em Bongaba, desse ponto em diante entramos na antiga Rio-Teresópolis (atual Rod. Santos Dumont). Em Bongaba é possível ver a Iª Estrada de Ferro do Brasil, inaúgurada em 30 de abril de 1854 pelo então Barão de Mauá; ainda na região temos o Porto da Vila Estrela, local pelo qual passou boa parte do ouro proveniente de Minas Gerais no século XVIII através do Caminho Novo (Variante de Proença ou Caminho do Inhomirim datado de 1724.). O município fluminense de Magé é dos mais antigos da Bacia da Guanabara com quase 500 anos de ocupação, porém mesmo assim é extremamente verde. Encontramos muita mata atlântica, maguezal, pastos e pequenos povoados como o bairro de Santa Dalila.





A cobradora do ônibus nos indicou o ponto da estação no Centro de Guapimirim, onde ficamos, pedimos informações e partimos. Ressalto que a população sempre nos tratou com muita cordialidade. Eu particularmente adoraria morar em Guapimirim - “A Terra do Dedo de Deus”. Então encaramos +/- 2h de caminhada pela Estrada do Sertão até o bairro da Barreira, nessa estrada encontramos lagartos grandes, sítios modestos e de luxo, mas o que choca sobretudo é o verde opulento da Serra dos Órgãos, e as vezes trechos do Rio Soberbo (acredite, considere esse nome!). O que mais nos atrapalhou não foi o terreno ou a distância, e sim o calor. Ao chegarmos na localidade da Barreira, ficamos na cachoeira da pedra do escorréga - rio soberbo. O paraíso na terra! Guapi é uma cidade bela! Nosso dia, meu, Júnior e Daniele foi agradável mesmo a última pessoa aqui citada não tendo permitido aqui todas as fotos tiradas. Nesse dia estavam presentes no local os membros da Igreja Assembléia de Deus do bairro Vista Alegre - Município de São Gonçalo. Pessoas maravilhosas!!! O local é do tipo que quando estamos esquecemos da vida, e não temos vontade de retornar ao dia-a-dia da vida tão corrida.















Nenhum comentário: