terça-feira, 28 de setembro de 2010
TRAVESSIA PETRÓPOLIS – MAGÉ
Era o dia 21 de abril de 2010 uma sexta-feira, Eu, Mariana Alves e Tatiana Guimarães, decidimos sair em mais uma aventura pela Serra da Estrela, dessa vez através do leito da antiga ferrovia que ligava Petrópolis a Raiz da Serra no Município de Magé.
Eu havia ficado responsável por chegar cedo no terminal Shopping Center no Centro de Duque de Caxias, porém quando consegui sair de casa as moças já encontravam-se no local, e eu muito atrasado. Peguei o ônibus da linha Parque São José – Duque de Caxias, durante o caminho Tatiana ligou-me acho que duas vezes para puxar-me as orelhas devido ao meu atraso. Chegando no Centro de Duque de Caxias, fui as pressas ao encontro das duas.
Fomos então até a Av. Duque de Caxias em frente a Estação de mesmo nome, embarcamos no ônibus da linha Piabetá – Duque de Caxias (viação machado), uma hora depois estávamos no terminal rodoviário Prefeito Renato Cozzolino em Piabetá. Onde pegamos um ônibus rumo a Petrópolis, chegando no Alto da Serra, caminhamos um pouco... paramos em uma padaria para tomarmos um "pingado" e "tirar água dos joelhos". Então partimos pela antiga Estrada União e Indústria, ou seja, ziguezagueando até o encontro com a rua onde anteriormente passava o trem.
Ao contrario do tempo na Baixada Fluminense, o clima lá em Petrópolis estava chuvoso e frio com muita neblina. Paramos por tempo no antigo pontilhão da ferrovia, conhecido atualmente como Ponte da Grota Funda. Continuamos descendo até chegarmos na terceira ponte onde encontramos um senhor, chamado Antônio que levou-nos até o Caminho do Ouro e a um córrego próximo, passado alguns momentos nos despedimos do nobre morador local. Quando percorremos nossa trilha serra baixo podemos avistar uma maravilhosa paisagem no entorno. Até que chegamos na localidade do Meio da Serra (divisa dos municípios de Petrópolis e Magé), e avistamos sua vila operária (pertencente a antiga fábrica cometa)e sua antiga estação, onde descansamos um pouco.
Ao sairmos da estação alcançamos a antiga Estrada União e Indústria, percorremos parte de seu trecho até que voltamos ao leito da antiga ferrovia desativada e em 20 minutos estávamos no cachoeira de Raiz da Serra, onde ficamos por quase duas horas.
Nos dirigimos a estação de trem de Raiz da Serra onde embarcamos com destino a Piabetá. Em Piabetá lanchamos na sorveteria Kaikó, onde ficamos por quase uma hora. Embarcamos na rodoviária de Piabetá rumo a Duque de Caxias, onde terminou nossa aventura no terminal Shopping Center, onde Mariana e Tatiana pegaram seus ônibus com destino as suas casa e eu voltei para casa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá Leonardo,Vejo que temos gosto em comum, falar sobre nossa baixada que por sinal é muito rica com suas histórias e pouco valorizada.
Tudo que postei em meu blog (Historia de Magé), é o pouco que conheço sobre o tamanho de historia que ainda esta escondida.
Infelizmente quase todos os jovens não se interessam em buscar pela sua raiz ou até mesmo seus ancestrais que viveram ali.
Achei muito rico seu blog e já virei sua seguidora... rs
Abraços!!
Voces sabem se a linha piabetá x petropolis, da viaçao trel aceita bilhete unico?
Vcs sabem se a linha da trel até petropolis aceita bilhete unico?
Postar um comentário